Promoção Dia da Dança Danzarín

Por Blog Danzarin, 20 de abril de 2012
O Dia Internacional da Dança, comemorado no dia 29 de abril, foi instituído pelo CID (Comitê Internacional da Dança) da UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura) no ano de 1982.

 

Ainda é uma efeméride nova e até mesmo desconhecida para muita gente, pois começou a ser realmente lembrada no Brasil nestes últimos anos. Cada vez mais, no entanto, artistas e profissionais da área reconhecem que é importante celebrar a data para, inclusive, dar maior visibilidade à dança, lembrar-se de sua importância e de suas demandas.

 

Ao criar o Dia Internacional da Dança a UNESCO escolheu o 29 de abril por ser a data de nascimento do mestre francês Jean-Georges Noverre (1727-1810). Ele ultrapassou os princípios gerais que norteavam a dança do seu tempo para enfrentar problemas relativos à execução da obra. Sua proposta era atribuir expressividade a dança por meio da pantomima, a simplificação na execução dos passos e a sutileza nos movimentos. Noverre se destaca na história por ter escrito um conjunto de cartas sobre o balé de sua época, “Letters sur la Danse”.

Por coincidência, entre os brasileiros a data também pode estar associada ao aniversário de uma personalidade de indiscutível importância: Marika Gidali, a bailarina que, com Décio Otero, fundou o Ballet Stagium em 1971 em São Paulo, para inaugurar no Brasil uma nova maneira de se fazer e apreciar dança.

Mas qual é o significado e a importância de se comemorar o dia da dança?

Separamos alguns depoimentos de alguns artistas e profissionais da área que se manifestaram sobre questões como o significado da data, a importância de comemorá-la, o que de fato se comemora em um país como o Brasil e o que essa celebração pode nos proporcionar.

“Por mais demagogas que as datas comemorativas possam parecer, elas conseguem realmente sensibilizar um público maior e os veículos de comunicação em torno de um tema que nem sempre é abordado com a mesma profundidade em outros momentos. A data ajuda a promover reflexões e discussões que ultrapassam a comunidade da dança e reverberam para um público maior. Um momento de mobilização e sensibilização que corrobora com os anseios da dança no mundo contemporâneo.” (Alexandra Itacarambi – Curadora de dança do Centro Cultural São Paulo)

“O Dia Internacional da Dança é uma data afirmativa para a dança, uma maneira de marcar o território de um campo. A comemoração possibilita visibilidade, debate e encaminhamento de propostas interessantes, que podem abrir horizontes novos.” (Cássia Navas – Pesquisadora, ensaísta, professora do Instituto de Artes da Unicamp)

“O Dia Internacional da Dança é importante como mais um espaço de mobilização em torno deste assunto. Por conta da dança ter tão pouca visibilidade social neste momento, a comemoração traz uma visibilidade interna, o que também é necessário porque nos estimula a refletir sobre este problema, sobre o que faremos para a dança ter maior visibilidade.” (Helena Katz – Crítica de dança do jornal O Estado de S.Paulo, professora no Curso Comunicação nas Artes do Corpo e no Programa em Comunicação e Semiótica da PUC-SP)

“Existe data para todas ou quase todas as comemorações. Nada mais justo e louvável que a dança também tenha a sua. A data faz lembrar que a dança é importante para a nossa cultura, que é uma arte que dá alegria para as pessoas, que estimula a sensibilidade. A data ainda precisa ser mais festejada no Brasil, lembrando que a dança é sinônimo de cultura, educação, prazer, beleza.” (Hulda Bittencourt – Fundadora e diretora da Cisne Negro Cia. de Dança)

“Uma data especial da dança é uma forma de pensar, repensar, de comemorar uma expressão viva. Cada dia que sobrevivemos como artistas da dança é uma grande comemoração no Brasil. Cada dia é um desafio, que nos pede sempre forças para lutar por essa arte.” (Marika Gidali – Bailarina, fundadora e diretora do Ballet Stagium)

“As datas comemorativas são importantes para que, num ato eventual, possamos reforçar um movimento cotidiano, não visto ou percebido pelas pessoas em geral.” (Monica Bammann – Programadora do TD – Teatro de Dança de São Paulo)

E saiu o resultado de nossa Promoção ‘Dia da Dança Danzarín’ 😉
O depoimento sorteado foi o do Gabriel Fiorio!
Parabéns e que a dança esteja sempre presente em sua vida.
A ferramenta que a Danzarín utilizou para fazarmos o sorteio foi http://sorteiospt.com/list/
Fontes 1 / 2 / 3

Comente, sugira e participe:

comentários

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.