Como escolher o seu Sapato de Sapateado

Por Blog Danzarin, 16 de março de 2013

 

Como escolher o seu sapato de sapateado
Por Lidia Duarte 
Você está começando nas aulas de sapateado e vai comprar o seu primeiro sapato? A primeira coisa que você precisa saber é que na verdade você está comprando um instrumento musical. Sim, não basta ser bonitinho ou confortável, ele precisa ter um bom timbre, para isso o solado de couro, o salto de madeira e a qualidade das chapinhas são fundamentais.
Não, por favor, não compre aquela sapatilha mole com chapinhas. Seria equivalente a comprar um violão de plástico. Além de ser praticamente descartável (você vai usar 6 meses e jogar no lixo), os seus pés vão ficar desprotegidos do impacto da dança e você não vai conseguir executar todos os passos com a mesma eficiência.
Um bom sapato dura anos… ou não… depende do pé do sapateador, mas se você não é o Leonardo Sandoval e não faz acrobacias impossíveis com os seus sapatos, eles deveriam ter uma boa durabilidade.
Qualidade: houve uma época em que eu aprendi que todo bom sapateador deveria andar com uma chave de fenda na bolsa. E realmente os parafusos soltavam e as chapinhas caíam. Depois descobri que isso só acontecia com os sapatos de uma determinada marca. Quando mudei a marca dos sapatos nunca mais precisei usar a tal chave de fenda…
Conforto: Qual o tamanho ideal? Calce os sapatos, amarre bem e suba na meia ponta. Sim, você vai passar a maior parte do tempo na meia ponta, por isso ele deve servir bem nesta posição. Se apertar os dedos, o sapato é muito pequeno. Se estiver te incomodando, não espere o sapato lacear. Ele só vai lacear nas laterais, ele não vai aumentar de tamanho. Se sair do calcanhar, o sapato é muito grande.
Crianças: para as crianças que estão começando e sabem que os pés ainda vão crescer, um sapato de sola simples é suficiente. Estes sapatos tem um timbre mais agudo. A parte estética, se for de fivela ou de cadarço, é uma escolha pessoal, consulte sempre o seu professor.
Adultos: se você sabe que os seus pés não vão mais crescer, por favor, compre um sapato de melhor qualidade. Os sapatos profissionais tem solado duplo ou até mesmo triplo. A diferença está no timbre, notavelmente mais grave.
Ah, Sobre os freios de borracha, são desnecessários e na maioria dos casos só atrapalha.
Espero que estas dicas possam te ajudar a escolher um bom sapato.
Boa aula à todos!
 
Você encontra na Danzarín:
 
 
 
 

Comente, sugira e participe:

comentários

Please enter an Access Token on the Instagram Feed plugin Settings page.