A origem do Fitness no Brasil e os benefícios dele em nosso corpo!

Por Blog Danzarin, 27 de julho de 2017

Fitness refere-se então a todo tipo de exercício e cuidados com a saúde e aparência do corpo. Correr para perder uns quilinhos, fazer exercício periódicos em casa ou em uma academia, cuidar da alimentação, tomar vitaminas e complementos alimentares, são exemplos de práticas do universo fitness.

O termo “Academia de Ginástica”, ou “Academia de Musculação”, na forma que utilizamos hoje, só foi se estabelecer no Brasil no início da década de 80 e eram frequentados quase que exclusivamente pelo público masculino.

Porém, esse quadro mudou no início da década de 80, com a chegada da ginástica aeróbica. Com coreografias elaboradas e um ritmo musical contagiante, ela conquistou rapidamente o público feminino iniciando a grande transformação das academias no modelo que temos hoje.

Brasil é um dos maiores mercados “fitness” do mundo

A obsessão por um corpo sarado cresce mais e mais no Brasil

A vaidade sempre foi uma característica associada aos brasileiros. O país é um dos maiores mercados de beleza do mundo. O primeiro em cirurgias plásticas e perfumaria, o segundo em cuidados com o cabelo e o terceiro em cosméticos.

O Brasil ocupa o 2º lugar no ranking mundial de academias, com 23.400 unidades em funcionamento.

A partir de uma pesquisa sobre a busca do ser humano por manter a forma, a empresa de saúde do Reino Unido Benenden Health fez um vídeo que mostra a evolução do fitness ao longo de 100 anos. Publicado em março de 2015, no Youtube, o curta retrata os modismos e tipos de atividade física mais característicos de 1905 até os dias atuais.

Na representação do fitness way of life, dos anos 2000 e 2010, é possível identificar o Street Dance, que influenciou os estúdios de dança e academias, e a Zumba, que propõe misturar o clima de treino ao da happy hour.

Algumas dicas fitness para entrar em forma

 

Dê um tempo aos aparelhos de academia e mude de posição para sacudir a preguiça. Caminhe, corra e ande de bicicleta. Seu treino ficará mais divertido.

Mover-se rapidamente de um exercício ao outro é ótimo para o sistema cardiovascular e também para tonificar o corpo por inteiro.

Verifique a postura e posição correta do corpo antes de fazer qualquer exercício. Ter consciência corporal é fundamental. Você não deve levantar mais peso do que aguenta.

Leve sua água durante a malhação, hidratar-se é muito importante para recompor os nutrientes do organismo.

Fazer exercícios ao ar livre estimula a produção de endorfina e alivia o estresse. Além disso, você queima mais calorias quando corre contra o vento.

Alongue sempre nos últimos segundos do treino. Descartar o alongamento pode causar problemas. Essa etapa é a responsável por manter os músculos flexíveis.

Quando o assunto é entrar em forma, todo incentivo é bem-vindo e a música pode ser uma ótima aliada. Tente montar uma playlist com faixas que considere empolgantes.

As pessoas não gostam de suar, mas isso é muito importante para o organismo. A transpiração serve para ajustar a temperatura corporal. Use uma toalha se achar que está suando em excesso.

Alimente-se antes e depois de se exercitar para obter melhores resultados.

 

Fonte de pesquisa:
Ginasticshop
Revista Exame
Formula Academia
Ativo

 

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