7 PINCÉIS ESSENCIAIS DE MAQUIAGEM

Por Fabiana Padilha, 25 de janeiro de 2018

A maioria das mulheres é apaixonada por pincéis de maquiagem, mas nem todas sabem usar da maneira correta.

Nos cursos de automaquiagem que eu ministro é comum a aluna chegar com dezenas de pincéis sem nunca ter usado nenhum e muitas vezes com pincéis que não são tão úteis por conta da qualidade das cerdas ou pelo tamanho não ser ideal para o seu tipo de olho.

Eu costumo sempre dar um alerta para quem é iniciante em assunto de maquiagem: melhor ter poucos produtos curingas, do que um monte na mão e ficar confusa na hora de usar. Isso vale para os pincéis!

Para você que nem sabe por onde começar, eu listei aqui 7 pincéis essenciais para você ter no seu kit de maquiagem que vão te ajudar a fazer makes lindas.

1) Pincel para Base 

Que tal deixar os dedinhos de lado e começar a criar o hábito de passar a base com o pincel. O acabamento da maquiagem é outro e a sua pele vai ficar incrível.

Os três tipos mais famosos de pincéis para base são: língua de gato, duo fiber e os kabukis (topo reto, arredondado e chanfrado)

Hoje vou falar do Kabuki que acredito ser mais prático para a automaquiagem, principalmente o arredondado ou chanfrado.

Esse pincel é bem facinho de usar e ele espalha a base na pele de maneira bem uniforme sem deixar marcações, não tem erro. Indicado para bases líquidas!

Como usar: Deposite com os dedos um pouco de base no rosto ( só deposite!), depois espalhe em movimentos circulares de dentro para fora com o pincel kabuki. Se for o Kabuki de topo reto, aplique dando batidinhas.

2) Pincel de corretivo

Pincel de cerdas sintéticas, em formato “língua de gato”, lembra uma miniatura do pincel de base convencional.

Usado para depositar o corretivo na região da olheira ou em alguma manchinha pontual pelo rosto.

Como usar: Pode passar o pincel no próprio produto e depositar no rosto dando leves batidinhas em cima da onde deseja camuflar.

3) Pincel para pó

O pincel precisa ser bem fofo, grande, cheio, com formato arredondado e com cerdas naturais que não irão arranhar a base que já foi aplicada.

Deixe as esponjinhas de pó de lado, elas depositam muito produto e pode deixar a maquiagem carregada.

Já com o pincel é possível controlar a quantidade de produto,  o pó é aplicado de maneira uniforme e natural por todo o rosto.

Como usar: Passe o pincel no pó facial, seja compacto ou solto, tire o excesso e aplique no rosto com leves batidinhas de dentro para fora, com a mão bem leve.

4) Pincel para blush, bronzer e iluminador

Aqui eu dei uma ajudinha para vocês e trouxe um pincel 3 em 1. Para não ter que ficar carregando vários pincéis na bolsa.

Esse é um pincel chanfrado, com cerdas naturais e que pode ser usado tanto para fazer contorno no rosto, aplicar blush e iluminador. Um super curinga.

Aos poucos você vai comprando um pincel para cada produto, vá com calma!

5) Pincel para depositar sombra

A região dos olhos é a que eu mais uso pincéis diferentes quando vou maquiar profissionalmente. Mas eu consegui resumir em somente 2 tipos para facilitar nossa vida no dia a dia (quase um milagre isso!).

O pincel para depositar sombra pode ser de cerdas naturais (para sombras em pó) ou cerdas sintéticas ( sombras em creme, pastosas ou molhadas).  O mais tradicional é pequeno e achatado.

Quanto mais firmes forem as cerdas, mais intensa será a pigmentação das sombras e o potencial de construção de camadas. Então evite pincéis com cerdas muito fofas. Você já aplicou sombra e achou que ela não pigmentou muito? O problema pode estar no pincel e não na sombra! 😉

Como usar: aplicar a sombra dando batidinhas somente na pálpebra móvel.

6) Pincel para esfumar sombra

Como profissional eu preciso ter vários e de tamanhos diferentes. Mas você só precisa ter um para iniciar: tamanho médio, formato arredondado e com as cerdas naturais. Ao contrário do de depositar, o de esfumar precisa ter as cerdas bem macias, pois isso possibilitará ele “esfumar” a sombra e tirar qualquer marcação.

Como usar: esse pincel pode ser usado para intensificar a sombra no côncavo ou simplesmente para mesclar uma sombra na outra.

Aplique com movimentos de vai e vem ou circulares, na região do côncavo e pálpebra fixa.

7) Pincel para sobrancelha

Eu não vivo sem! Esse pincel pouca mulher da valor, mas deveria estar sempre na bolsa.

Esse pincel é ótimo para ajeitar os pelos rebeldes que muitas vezes saem do lugar. Mas a principal função, na minha opinião, é esfumar a sombra ou o lápis de correção de sobrancelhas, evitando que a maquiagem fique muito forte naquela região.

A sobrancelha é a moldura do nosso rosto e muitas vezes é deixada de lado. Se você ainda não sabe como valorizar a sobrancelha com a maquiagem eu fiz um post ensinando várias dicas legais, é só clicar AQUI.

Como usar: penteie os pelinhos para cima e depois vai deitando eles, ajeitando de acordo com o formato natural.

Com esses sete pincéis com certeza você vai conseguir se virar muito bem no dia a dia.

Aos pouquinhos você vai aumentando a sua linda coleção de pincéis!

Se ficou alguma dúvida é só me escrever que terei o prazer em ajudar.

Quer que eu escreva sobre algum assunto específico? Me avise no comentários 😉

Um grande beijo

Fabi

Comente, sugira e participe:

comentários