Eis um grande dilema financeiro para reduzir gastos

Por Enio Willian da Silva, 10 de abril de 2018

A dança deveria se adaptar ao dançarino ou o dançarino precisa se moldar ao estilo da dança?

Você já parou para pensar nessa questão?

Dentro da gestão financeira, há um dilema interessante que também nos remete a uma reflexão: Devemos gastar menos do que o valor da nossa renda ou ganhar mais do que o valor dos nossos gastos? Qualquer que seja o caminho adotado, o resultado será o mesmo: saldo positivo no balanço financeiro, ou seja, mais dinheiro no seu bolso. Logo, tanto faz adotar uma postura ou a outra. Certo? A verdade não é bem essa.

De fato, teremos resultados muito positivos quando nossos gastos são menores que a renda ou quando a renda é maior do que os gastos. Entretanto, a forma de se posicionar para alcançar esse resultado maravilhoso é diferente.

Se decidirmos manter as despesas abaixo do valor da renda, nossas ações passam a ser limitadas pelo valor do salário. Com isso, futuros ajustes no orçamento familiar sempre estarão condicionados a “reduzir gastos”. Nada de errado com isso! Contudo, é uma decisão que dificilmente promove crescimento.

Por outro lado, quando defendemos a ideia de que nossos ganhos devem ser superiores aos nossos gastos, nossa maneira de pensar e agir muda. Futuros ajustes no orçamento passam a priorizar o aumento da renda e não o corte de gastos. Dentro dessa lógica, sempre buscaremos multiplicar a renda para que o nosso padrão de consumo cresça substancialmente ao longo do tempo.

Nossa mente permanece focada no crescimento e na abundância financeira, não na escassez. Trata-se de um caminho mais difícil e desafiador? Sem dúvida alguma! Pensar dessa maneira exige de nós uma atitude mais proativa e isso significa abrir mão do conforto, da segurança e aceitar administrar mais riscos durante o caminho.

Sabemos que é muito mais fácil reduzir o consumo do que ganhar mais dinheiro na atual conjuntura econômica brasileira. Todavia, adotando somente essa postura, seu padrão de vida se estagnará.

Portanto, se você está em dificuldades financeiras, considere reduzir seus gastos, mas apenas por um momento. Veja essa alternativa como uma solução inicial, mas não definitiva. Depois, busque por outras fontes de renda, sempre com o objetivo de multiplicar os seus ganhos. Sua mente se transformará, permitindo que você enxergue a vida de um modo mais interessante, vendo aquilo que muitos não veem.

Se você não consegue, hoje, multiplicar sua renda para manter seu padrão de vida, não precisa entrar em pânico. Reduza suas despesas num primeiro momento até o orçamento se ajustar. Depois, mude seu foco. Busque aumentar a renda. O que não pode, de maneira alguma, é gastar tudo o que ganha ou permanecer com saldo negativo, gastando mais ou ganhando menos.

Seu futuro agradece.

Comente, sugira e participe:

comentários

Error: Access Token is not valid or has expired. Feed will not update.
This error message is only visible to WordPress admins

There's an issue with the Instagram Access Token that you are using. Please obtain a new Access Token on the plugin's Settings page.
If you continue to have an issue with your Access Token then please see this FAQ for more information.